Um estudo realizado no Reino Unido trouxe uma má notícia para quem aprecia uma taça de vinho por dia. Ele confirmou o que algumas pesquisas já indicavam: não existe nível seguro de consumo de álcool. O estudo foi publicado na renomada revista The Lancet na última semana de agosto.

A pesquisa foi realizada com participantes de 15 a 95 anos compararando aqueles que não bebem álcool com consumidores de bebidas alcoólicas. Diversos fatores foram levados em consideração, entre eles: a quantidade ingerida de álcool pelos participantes, vendas de álcool, abstinência, turismo e até cervejarias artesanais. Além disso, ela foi realizada em mais de 190 países de 1990 a 2016.

Dentre os participantes existiam 100 mil que não consumiam nenhum tipo de bebidas alcoólicas. Dentre eles, apenas 914 desenvolveram algum tipo de doença relacionada ao álcool, como o câncer. Enquanto isso, quem toma uma dose por dia tem um risco 0,5% maior e aqueles que tomam de duas a cinco doses diárias aumentam essa chance de 7% a 37%.

Danos causados pelo consumo de álcool

Mundialmente, o álcool é responsável por quase um décimo de mortes de pessoas entre 15 e 49 anos. Ainda assim, estima-se que uma em cada três pessoas faça consumo de álcool. A maior parte delas bebe muito além dos limites que até então eram considerados como de segurança. Para a pesquisadora responsável pelo estudo, Sonia Saxena, o mais importante é informar-se sobre seus malefícios e assumir um risco consciente.