A hanseníase ou lepra, como é conhecida, é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae. O Brasil é o segundo país com a maior incidência de casos da doença, atrás apenas da Índia. Esse é um problema de saúde pública e a melhor forma de erradica-lo é através do diagnóstico. A detecção precoce impede complicações mais graves.

Contágio e sintomas

O contágio acontece através do contato com pessoas infectadas. Entretanto, esse contato deve ser longo e a maior parte das pessoas infectadas não chega a desenvolver a enfermidade.

O principal sintoma são lesões na pele, geralmente avermelhadas. Além disso, a perda de sensibilidade e o formigamento costumam ser muito comuns. Outros sintomas que podem aparecer são: dores nas articulações; sensação de choque dos nervos; perda de peso e dificuldade para levantar os pés.

Como prosseguir

Caso você se identifique com os sintomas da enfermidade, é indicado dirigir-se ao hospital mais próximo. Diagnosticar a doença cedo impede que ela avance e tenha consequências definitivas. O tratamento completo da doença pode ser feito através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, as medicações disponibilizadas pelo SUS permitem que o indivíduo possa conviver normalmente em sociedade. O tratamento varia de acordo com o tipo da doença e fazem parte do procedimento recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para tratar a hanseníase.