É definida como doença de coração ou doença cardíaca qualquer afecção que dificulte ou impeça a boa circulação sanguínea no organismo. O coração é o principal responsável por uma vida longa e saudável, quando bem cuidado.
Hábitos como má alimentação, sedentarismo, estresse e uso de substâncias tóxicas como tabaco e álcool, conduzem ao aparecimento de patologias no aparelho cardiovascular.
Maus hábitos conduzem ao aparecimento de patologias no aparelho cardiovascular. Má alimentação, sedentarismo, estresse e uso de substâncias tóxicas como tabaco e álcool, aumentam as chances de obter essas doenças.
Principal causa de morte no Brasil e no mundo
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 17,5 milhões de pessoas morrem de enfermidades cardiovasculares a cada ano. Isso representa cerca de 31% de todos os óbitos no planeta.
As doenças cardíacas mais comuns são:
- Infarto agudo do miocárdio, com 87 mil mortes
- Acidente vascular cerebral (AVC), com 40 mil mortes
- Insuficiência cardíaca, com 26 mil mortes
- Hipertensão arterial, com 22 mil mortes.
12 sinais que podem indicar problemas de hipertensão
- Ansiedade
- Desconforto no peito
- Tosse persistente
- Tontura
- Fadiga
- Náusea
- Dor em outras partes do corpo, como ombros, braços, costas, abdômen e mandíbula
- Pulso rápido e irregular
- Falta de ar
- Suor frio repentino
- Inchaço
- Fraqueza extrema
Quanto maior o número de sintomas que sentir, maiores as chances de apresentar insuficiência cardíaca, ou mesmo ataque cardíaco. Por isso, é importante consultar um cardiologista para uma avaliação e iniciar o tratamento o quanto antes.
Como se prevenir
Exercitar-se faz com que todo o seu metabolismo se transforme, afastando-se das coisas que fazem mal. Quem tem atividade física constante dificilmente fica obeso, presta mais atenção no que come, cuida-se melhor de um modo geral e tem mais qualidade de vida.
Mas não é preciso se tornar um atleta de alto nível para obter os benefícios do exercício. Praticar atividade aeróbica – caminhada, corrida, natação – três vezes por semana, durante 45 minutos, já mostra bons resultados.
Pequenas iniciativas para se movimentar no dia a dia também são bem-vindas: optar pelas escadas em vez do elevador; levantar-se a intervalos regulares ao longo da jornada de trabalho para dar uma volta pelo escritório; deixar o carro na garagem e caminhar até a padaria.