Hoje, no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, mais de 30 milhões de pessoas sofrem com problemas de pressão alta ou hipertensão arterial. Uma das causas que contribuem para o problema são os alimentos cheios de sal, como:
- Produtos congelados
- Enlatados
- Presuntos
- Alimentos em conserva
A doença causa um aumento no aperto em que o sangue faz ao passar pelas artérias do organismo humano, forçando o coração a bombear o sangue com mais força através do corpo.
Sintomas e tratamento
Os sintomas de quem tem pressão alta são: visão turva (embaçada), sonolência, pequenos pontos de sangue nos olhos, dor de cabeça, entre outras ocorrências. Além disso, pode aumentar as chances de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O primeiro passo para saber se você tem ou não hipertensão arterial é verificar sua pressão com um aparelho medidor, que pode ser encontrado em farmácias e unidades de pronto atendimento. A pressão arterial é considerada elevada se em repouso a pressão diastólica for superior a 90 mm/Hg e/ou a pressão arterial sistólica for superior a 140 mm/Hg, nesse caso deve-se procurar um médico.
Para combater esse mal, é recomendado comer alimentos mais saudáveis, como verdura, fruta, legumes, entre outros. E executar atividades físicas: natação, corrida, pedalada, caminhada e outras práticas leves.
Segundo dados da Agência Sanitária das Nações Unidas, cerca de 17 milhões de pessoas morrem anualmente por problemas cardiovasculares. Desse número, 9,4 milhões vieram a falecer por problemas relacionados a pressão alta.