Escolha uma Página

É muito comum no início da vida de uma criança que ela contraia doenças. É na primeira infância que pela primeira vez aquele organismo entra em contato com o mundo e existe uma série de doenças típicas dessa fase.

As 4 doenças mais comuns da infância:

Sarampo

O sarampo é uma infecção viral propagada pelo ar através da saliva. É altamente contagioso e é recomendado que a criança não vá para a escola enquanto estiver com a doença.

O sintoma principal são as erupções que aparecem por toda a pele. Pode vir acompanhado de febre, tosse, manchas brancas pela pele e irritação dos olhos.

É recomendado o consumo constante de água e uma alimentação mais leve. Geralmente são receitados analgésicos e antitérmicos para o controle do incômodo que a doença pode causar.

Catapora

A catapora também é uma infecção viral e assim que a criança a contrai se torna imune. Não será infectada novamente. O contagio é através da saliva e pelo contato com as erupções que surgem na pele.

As erupções e bolhas geralmente são vermelhas e podem doer ao estourar. Elas geram muita coceira e é essencial que os adultos controlem a criança para que ela não coce as feridas. A criança também pode apresentar febre, irritação, cansaço e falta de apetite.

São receitados analgésicos, antitérmicos e compressas de água fria para evitar o incômodo das coceiras.

Rubéola

A rubéola é uma das doenças com menos complicações dessa lista. É transmitida pela saliva, através de espirros e tosses.

A criança geralmente tem manchas vermelhas pelo corpo. Seus outros sintomas são parecidos com os da gripe: cansaço, febre, dores no corpo, cansaço, etc.

São indicados remédios para o controle dos sintomas e é recomendado repouso. A vacinação é quase 100% eficaz para evitar a rubéola.

Caxumba

A caxumba é uma infecção viral e pode ser transmitida através de tosses e espirros.

Seu principal sintoma é dor e inchaço na região da mandíbula, assim como febre, dor ao engolir e cansaço. Para o tratamento é indicado repouso e alguns remédios como os analgésicos e os antitérmicos.

Como prevenir essas doenças?

O parto normal é um dos primeiros passos para fortalecer a imunidade do bebê. Amamentar também é extremamente importante. É através do leite materno que os anticorpos do corpo da mãe vão para o bebê.

Todas as doenças citadas acima têm vacina e por isso é tão importante que a vacinação do seu filho esteja sempre em dia. Apesar de comuns, essas doenças podem desenvolver casos graves e a prevenção delas é essencial!