O Hospital Estadual de Jaraguá Sandino de Amorim (HEJA) participou da terceira edição do programa Ação Cidadã na última sexta-feira, 20 de julho. Na ocasião, foram ofertados mais de 20 serviços e atividades sem custo à população.
Tiveram atendimentos na área social, como o bolsa família, renda cidadã, atendimentos da área jurídica, área do empreendedor e beleza; e atendimentos financeiros com o Banco do Povo e Sebrae, com capacitação e esclarecimentos sobre linhas de crédito.
Também foi possível emitir documentos, como identidade; CPF; carteira de trabalho; carteira do idoso e deficiente; primeira e segunda via da certidão de nascimento e 2º via de casamento. Tudo isso em uma estrutura montada na praça da Igreja Matriz de Jaraguá, de 8h às 17h.
Parcerias
Segundo a diretora geral do HEJA, Elizangela Tavares, a participação nesse tipo de evento garante saúde para a população carente que necessita de atendimento médico. “Nessa ação, oferecemos consulta com clínico médico, ginecologista e pediatra, além da realização de exames como de sífilis e HIV”.
O diretor administrativo do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar, Pedro Barsi, esteve presente e afirmou que “ações como essa são de extrema importância, pois trazem benefícios à população. O IBGH se sente honrado em fazer parte desse projeto”.
O coordenador do Programa Ação Cidadã, Alessandro Guilherme, diz que esta ação itinerante está percorrendo diversas regiões e tem como objetivo principal de aproximar a população desses serviços. “Agora estamos na região do Vale do São Patrício: Campo Limpo, Goianésia, Rubiataba, Itapaci e Crixas. São quase dois milhões de atendimentos, em três anos e meio de execução, que foi criada no início de 2015”, explica Alessandro.
Essas parcerias são importantes, porque conseguem ofertar à comunidade mais serviços, que influenciam diretamente no aumento do número de atendimentos. É imprescindível chegar no fim do dia, e contabilizar os milhares de atendimentos realizados”, esclarece Alessandro que tem como meta cessar as demandas dos atendimentos.
Facilidade e rapidez no atendimento
O Prefeito de Jaraguá, Zilomar Antônio, esteve presente na abertura do evento e destacou a importância dessa ação para Jaraguá. “Este tipo de ação realmente faz diferença no estado de Goiás. Receber tantos benefícios e atendimentos em um único dia é gratificante”, comemora.
Na área de assistência social, tiveram esclarecimentos sobre benefícios que o cidadão tem direito e sobre o cadastro único. Também tiveram opções de beleza, com cortes de cabelos e escova, e recreação para as crianças”, declarou Rubia Rodrigues, primeira dama de Jaraguá.
Moradores de Jaraguá marcaram presença e aproveitaram para buscar encaminhamentos médicos para os filhos. Marcia Dalila de Lima, 35 anos, veio para a Ação para conseguir o passe livre do filho que tem autismo. Para isso, precisou de um laudo de um clínico geral do HEJA. “Estou com tudo encaminhando, e agora o laudo. Facilitou muito, mais fácil, menos burocracia, vários serviços em um lugar só”, afirmou Marcia.
Já Denise Medeiros da Silva, 36 anos, também de Jaraguá, trouxe o filho de 4 anos para consultar com a pediatra do HEJA, para ver o ouvido. “O ouvido do meu filho está infeccionado e eu precisava de um laudo médico. Fomos muito bem tratados e a médica foi muito atenciosa. Eu não tenho uma boa condição financeira, então são nesses lugares que eu consigo atendimento”, comentou Denise.