O Mês de Novembro é dedicado a conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata. No Brasil, esse é o segundo maior câncer entre os homens, atrás somente do câncer de pele não-melanoma.

Um dos grandes problemas é o diagnostico tardio. Cerca de 20% dos pacientes diagnosticados com câncer de próstata já estão com a doença em estágio avançado, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). O preconceito ainda é o principal motivo pelo qual os homens não fazem os exames. A tendência social de homens cuidarem menos de sua saúde tem diminuído, mas ainda é preciso alertá-los.

Prevenção

A melhor maneira de fazer a prevenção é através dos testes. Quem faz exames periodicamente tem de 80% a 90% de chance de cura e, quando a descoberta é tardia, as chances caem para 30%. Homens acima de 45 anos devem visitar o médico pelo menos uma vez por ano, especialmente homens negros e aqueles que possuem histórico familiar da doença.

Outro ponto importante da prevenção são os hábitos saudáveis. Realizar atividades físicas e manter uma alimentação equilibrada, rica em vegetais e pobre em gorduras, é essencial. Parece clichê, mas isso garante o funcionamento adequado do corpo.

Homens cuidem da sua saúde, vergonhoso é não se prevenir!

O câncer de próstata

A próstata é uma glândula pequena, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. Ela é responsável por produzir parte do líquido seminal que é liberado durante o ato sexual.

O câncer de próstata afeta essa glândula e o tumor é, geralmente, assintomático. Alguns sintomas que podem aparecer são: dificuldade para esvaziar completamente a bexiga, jato urinário fraco, urinar muitas vezes ao longo do dia ou da noite e inchaço em uma das pernas (esse sintoma é menos frequente).