Você já imaginou como seria a sua vida se não existissem os Hospitais? Essa era a realidade na Antiguidade. A Medicina evolui muito de lá para cá, e com isso o conceito de hospital foi se transformando, até chegar no que conhecemos hoje.
Naquela época, as guerras eram comuns e esses ambientes surgiram com o principal intuito de cuidar dos feridos das batalhas. Com a expansão do Cristianismo, por volta do século IV, esses locais foram se tornando cada vez mais comuns.
Quando as pessoas ficavam enfermas, iam até os templos para pedir a cura para o seu Deus. Lá eles recebiam cuidados e eram tratados pelos religiosos que estivessem ali presentes. Esses ambientes foram tomando forma e ganhando uma visão mais humana, servindo como moldes para a criação dos hospitais como conhecemos atualmente.
Primeiro hospital brasileiro
No Brasil, o primeiro hospital criado foi a Santa Casa de Misericórdia de Santos, em 1543 em São Paulo. Na época da inauguração, não existiam médicos capacitados para fazer atendimentos e quem cuidava dos enfermos eram os Jesuítas. O hospital ganhou um novo prédio em 1945 e está em funcionamento até hoje.
Atualmente, o país conta com mais de 5 mil hospitais espalhados por todo território. Com inúmeros profissionais capacitados, muitos desses hospitais têm certificação internacional e atraem pessoas de todo o mundo a procura de um serviço especializado.
Desde o surgimento do primeiro hospital, a tecnologia cresceu e as possibilidades de cura também. Com o avanço nos tratamentos e equipamentos, os hospitais se tornaram cada vez mais capacitados para curar diversos tipos de enfermidades.
Muito mudou desde então, mas a vontade de cuidar do próximo continua a mesma!