Você conhece as famosas fake news? Elas são informações falsas compartilhadas na internet como informações reais. Isso acontece porque a maior parte das pessoas não vai em busca de averiguar a veracidade dessas notícias. Um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), apontou que as notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras. Isso é preocupante e é preciso estar atento para não acreditar nessas informações e sempre verificar a sua fonte.

Com o intuito de diminuir os enganos dentro da área da saúde, existe hoje o Saúde sem Fake News. Criado pelo Ministério da Saúde, o canal do Whatsapp foi idealizado para que profissionais capacitados possam esclarecer notícias para a população. Esse canal é exclusivo para tirar dúvidas a respeito de boatos relacionados à saúde e não deve ser usado como serviço de atendimento. Para esse tipo de atividade, você pode discar 136, o Disque Saúde.

Qualquer um pode utilizá-lo adicionando o número (61) 99289-4640 à sua lista de contatos. Basta apenas enviar uma mensagem com foto, link ou com as informações a serem investigadas. Ao enviar sua dúvida, ela será esclarecida junto às áreas técnicas do órgão com o retorno se são verdadeiras ou não. O Ministério da Saúde também disponibilizará essas informações em seu portal.

Fake News da Saúde

Para a área da saúde, as fake news são ainda mais preocupantes. Com uma informação inadequada, elas podem levar até a morte. Notícias que vão desde alimentos que fazem mal à saúde, até receitas milagrosas para curar enfermidades graves. Não se deixe enganar por informações mal contadas: agora com o canal Saúde sem Fake News é possível esclarecer todas as suas dúvidas.