Escolha uma Página

Em alusão ao Novembro Azul, o Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (HEJA), realizou o evento intitulado de “Blue Day”. A recepção e o corredor da unidade foram ornamentados com balões azuis e, para os colaboradores homens que trabalham no HEJA, foram oferecidos serviços como limpeza de pele, massagem e esfoliação nas mãos.

O Novembro Azul é uma campanha mundial em prol da saúde masculina, com ênfase para a prevenção ao câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com histórico da doença em parentes de primeiro grau.

Prevenção e predisposição

Segundo o médico da Unidade Dr. Lázaro Alves Braga o objetivo é orientar os colaboradores e os pacientes quanto a necessidade dos homens se preservarem e se cuidarem. “A prevenção do câncer de próstata é de suma importância. É comum o homem não tenha cuidado com a própria saúde. Orientamos também as mulheres presentes para que elas alertem aos homens de suas famílias sobre a necessidade de fazer o acompanhamento, não apenas no mês de novembro”, alertou Dr. Lázaro.

Segundo o colaborador da manutenção, Carlos A. C. Soares, este tipo de ação reforça a necessidade de estar em alerta com os cuidados com a saúde masculina. “Precisamos prevenir, fazer os exames, principalmente quando chega a idade. Do mesmo jeito que as mulheres devem se cuidar, o homem também precisa atentar”, afirmou o colaborador.

Agendas externas

Para intensificar as ações de conscientização, o diretor técnico da Unidade, Dr. Thiago Campos; juntamente com a coordenadora de humanização do HEJA, Helga Jaime e representantes da equipe multidisciplinar foram até a cidade de Rubiataba para dialogar sobre a prevenção ao câncer.

De acordo com Thiago Campos, a ação fez parte de um evento que estava acontecendo na Uni Evangélica. Na oportunidade, os representantes do HEJA pontuaram questões sobre o rastreamento do câncer, saúde do homem e as doenças mais comuns.

As atividades do HEJA tiveram como objetivo estimular o autocuidado na população masculina e o diagnóstico de outras patologias que geram consequências sérias. “Também reforçamos neste mês as campanhas de controle e a prevenção do Diabetes, com orientações nutricionais. Realizamos testes HGT e atendimentos médicos”, pontuou Dr. Thiago.